Pesquisa sobre o ensino de Filosofia

Atualmente estou desenvolvendo uma pesquisa sobre metodologias de ensino em Filosofia. Voltada especificamente para a minha atuação no IFB, especialmente nos cursos de Ensino Médio Integrado, a ideia desse projeto é tentar desenvolver estratégias para ensinar Filosofia com mais qualidade e de uma maneira que faça mais sentido para os estudantes do Ensino Médio.

Afinal, em tempos de ChatGPT, fake news e Tik Tok, como pode a filosofia sobreviver na educação básica? Não tenho nenhuma resposta boa para essa pergunta, além de dizer que ensinar sempre foi difícil e que agora é ainda mais. Mas, contraditoriamente, penso que talvez seja agora o momento em que a filosofia na escola se mostra mais relevante.

Na minha época de graduação, no início dos anos 2000, havia um debate curioso sobre este tema. Enquanto alguns pesquisadores da Universidade alegavam que a filosofia no Ensino Médio era desnecessária — porque envolvia processos de leitura e escrita que eram muitos complexos para os estudantes daquele nível —, muitos professores demandavam a presença da disciplina para garantir um espaço de trabalho. O tema, portanto, era tratado em torno de questões operacionais: a dificuldade do ensino e a necessidade de acomodar profissionais no mercado. Mas quase nada se falava sobre a relevância da filosofia para aqueles estudantes.

Agora, quando vivemos na expectativa de que em um futuro próximo talvez não haja mais ensino presencial algum (por conta do advento de LLMs de todo tipo e outras questões relacionadas ao uso de inteligência artificial) não há mais outro caminho: a filosofia deve existir persistir no Ensino Médio por sua relevância e urgência, e só. Por isso, entender como ensinar essa disciplina, tornando-a interessante, agradável e significativa, é algo que ocupa parte do meu tempo.

The conversation, Luc Tuymans

Leia também:

  • A origem da FilosofiaA origem da Filosofia
    O surgimento do pensamento filosófico ocorreu na Grécia, entre os séculos VII e VI a.C., e o primeiro filósofo se chamava Tales de Mileto.

    Essas afirmações, tão absolutas e contundentes, podem cau...
  • O desafio de ensinar
  • Ensinar é difícilEnsinar é difícil
    Como professor de Filosofia eu me interesso sempre menos pelo aspecto filosófico (no sentido técnico do termo) e mais pela característica pedagógica do que faço. Já conheci vários outros professore...