Vivemos a maior parte do tempo tentando alcançar a coerência que precisamos, procurando alguma forma de justificar para nós mesmos que fazer tudo o que fazemos é necessário e importante. Mas e se a vida fosse só uma representação, uma encenação? Ela seria menos importante ou real por causa disso?
Não controlamos as consequências das nossas ações e acabamos sofrendo mais por conta das cobranças que fazemos a nós mesmos do que por tudo o que as outras pessoas esperam da gente. Por isso, penso que devemos simplificar o que a vida é, agindo da maneira mais espontânea e serena possível (mas digo isso ciente de que não é fácil viver assim; fácil é falar).
Acho que podemos melhorar a nossa vida encarando ela como um diorama, uma construção em miniatura dos nossos desejos e expectativas. Nenhuma representação é perfeita, mas todas elas guardam a magia de nos ajudar a olhar para as coisas com encanto e despreocupação. Tiro dessa imagem um segredo pra viver bem: se preocupar menos, se entregar mais.
Ilustração de Ceci Lam