Mais individualismo

Existe atualmente uma defesa quase unânime do coletivismo em detrimento do individualismo. O que se argumenta é que o capitalismo e o estilo de vida focado na produtividade geraram pessoas cada vez mais desconectadas do todo, interessadas apenas nelas mesmas e sem compartilhar valores sociais coletivos. Será?

Acho que nunca fomos tão reféns de uma visão de mundo coletiva como hoje. Aprendemos com o desenvolvimento da mídia durante todo o século XX que não é tão difícil manipular a opinião pública, e hoje é exatamente isso que estamos fazendo — ou estão fazendo conosco.

O espírito dominante da multidão é a tônica da nossa época. Basta ver as pessoas replicando boatos e memes na internet para perceber como somos suscetíveis a reprimir nosso senso crítico em detrimento da validação do argumento da maioria. Se dizer individualista parece ser o equivalente a aceitar um defeito moral; mas, da mesma forma que o egoísmo não é mais do que cuidar dos próprios interesses, adotar o individualismo não é descuidar dos outros, mas sim aceitar e consolidar suas próprias convicções. Quando todos queremos nos afundar nas opiniões alheias para validar o que pensamos, é o sofisma que vence e não a verdade.