Na última quarta-feira, dia 11/05, os senadores aprovaram o relatório favorável à admissibilidade do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.
Antes da votação, os senadores poderiam se pronunciar no plenário. Dos 77 senadores que votaram na sessão do impeachment, 71 se inscreveram para discursar. Cada um deles tinha direito a 15 minutos.
O G1 fez um resumo da fala de cada um dos senadores e, a partir dessa seleção, montei o grafo abaixo utilizando o Infranodus e o Gephi:
Faça download do arquivo em alta definição.
A partir dessa imagem é possível observar os principais termos relacionados nos discursos. O que acho interessante na estrutura de rede é que ela nos auxilia na visualização de conexões entre os discursos dos diferentes “atores” envolvidos no processo. Mas, considerando que o meu grafo é uma seleção feita a partir da escolha de quem separou os trechos dos discursos, é importante considerar as possíveis brechas na análise. De qualquer forma, o principal parece mesmo estar aí.
Infelizmente não encontrei uma transcrição com os discursos completos dos senadores ou com os pronunciamentos dos deputados antes da votação na Câmara. Com um material desse tipo seria possível construir um grafo ainda mais completo, e elucidativo, sobre o tipo de discurso que é enunciado pelos nossos políticos.
Leia também:
- A transcrição do podcast “Mamilos” e um novo interesse de pesquisa Private or Broken Links
The page you're looking for is either not available or private!
- O que realmente importa
- As primeiras horas da manhã