A essência da vida em sociedade é a comunicação. Não tenho nenhum dado que comprove isso, mas acredito realmente que o que nos permitiu sobreviver até aqui foi a nossa capacidade de comunicar sentimentos, sensações, sonhos…
É verdade que a comunicação não é exclusividade humana, mas não existem outros seres na Terra que tenham construído tantas coisas, que tenham transformado tanto a sua forma de habitar e conviver uns com os outros. Mas ao mesmo tempo, também destruímos tanto o mundo que fica difícil dizer que isso nos traz só vantagem.
A principais funções da comunicação tem a ver com o seu aspecto social e cultural. No entanto, ficamos obcecados por um outro aspecto que se tornou onipresente desde o final do século XIX: a técnica. A comunicação foi uma das áreas em que mais tivemos avanço nos últimos cem anos, e é certamente a que trouxe mais deslumbramento. Encurtamos distâncias, nos conectamos a uma multidão de pessoas, aprendemos a viver sufocados na informação e nos tornamos loucos por entretenimento. Isso é bom? Na maior parte do tempo, sim. Mas qual é a medida entre o encanto e o descontrole? Precisamos ainda de tempo pra entender.
Ilustração de Ribes Cooked