A solidão liberta?

De forma geral, acho que dá pra dizer que ninguém gosta de se sentir sozinho. Algumas pessoas escolhem a solidão por motivos distintos, em situações particulares; já outras se veem sozinhas sem fazer qualquer tipo de escolha. Mas desconfio que, se pudéssemos, a solidão seria sempre a nossa última opção.

Por outro lado (e esse é um dos efeitos negativos da ausência de solidão), estamos sempre tão cercados de pessoas e discursos, que ouvir os próprios pensamentos já demanda um esforço colossal. A solidão é ruim porque o ser humano é dependente dos outros. Não sabemos viver bem sem alguém ao nosso lado, nos incentivando, nos contrariando, nos lembrando que a vida faz sentido — ou exige um sentido — porque estamos juntos, compartilhando desejos e sonhos.

Se sentir só é terrível. Mas todo mundo precisa passar por isso, para entender um pouco melhor o que é, para conhecer suas fraquezas e limites. O nosso excesso de conexão pode ser incrível em determinados aspectos, mas emocionalmente nos torna mais fracos e inconscientes de nós mesmos. A solidão, por mais contraditório que possa parecer, liberta.