
Meu nome é Marcos RamonMarcos Ramon
. Sou professor de Filosofia no Instituto Federal de Brasília, onde pesquiso cibercultura, estética e cultura digital.
Aqui você vai encontrar uma série de textos e publicações que tenho feito ao longo dos anos, assim como indicações dos meus podcasts e vídeos. É tudo feito por puro diletantismo. Então, encare esses materiais como trabalhos em processo. 😉
Para ver todos os textos do blog, utilize o índice ou explore o site de outras formas. 👇🏻
Como funciona este site?
Este site é um espaço de ideias interconectadas, organizado de maneira não linear, semelhante a um jardim digital1. Aqui, não há uma hierarquia rígida a ser seguida; as conexões surgem organicamente por meio de links internos, permitindo que os temas se cruzem e evoluam com o tempo, no estilo de um wiki.
Na página Wiki você encontra uma combinação de wiki pessoal, textos ou anotações relacionadas à minha pesquisa e interesses acadêmicos. Já em Blog você pode ler os textos em formato de crônica e reflexões sobre o cotidiano que escrevo regularmente. Abaixo dos textos você vai ver indicações para outras publicações dentro site, sendo essa uma outra forma de navegar aqui.
Não há seção de comentário no site, mas se quiser conversar sobre qualquer texto ou publicação, mande um email.
Sobre o site
Este site é publicado com Obsidian, Jekyll e GitHub Pages. O template que utilizo é uma versão customizada de Jekyll Garden.
Vida acadêmica
Aqui seguem alguns dados resumidos sobre a minha vida acadêmica. Se quiser saber mais, veja o link do meu currículo lattes ou do Orcid. Quem tiver interesse em trocar ideias sobre pesquisa é só mandar um email.
Conexões e Links
Como citar
Para citar qualquer texto deste site em formato acadêmico, utilize o modelo de referência para sites da ABNT:
📄 Exemplo
Ramon, Marcos. A releitura como forma de reencontro. Disponível em: https://marcosramon.net/a-releitura-como-forma-de-reencontro. Acesso em: 2 mar. 2025.
Uso e compartilhamento
Este é um site pessoal e eu autorizo o compartilhamento, a distribuição e a remixagem de tudo que tem aqui (exceto aquilo que não for de minha autoria, porque aí não depende de mim), desde que o propósito disso não envolva fins comerciais e desde que seja mencionada a fonte original. Mais informações sobre essa licença de uso nesse link.

-
Um jardim digital é um espaço online para ideias em constante evolução, e, portanto, diferente de um blog tradicional. Em vez de textos apenas organizados por data, ele funciona como um ambiente exploratório, onde notas e reflexões se conectam organicamente. É um conceito que quer resgatar a liberdade criativa dos primeiros dias da web. É possível? ↩