Visualizando as letras do Bob Dylan

O Eduardo Friedman fez uma seleção com algumas das melhores letras do Bob Dylan. No post ele explica o motivo da escolha das canções e do período da obra do Dylan (1964–1976). Como forma de contribuir/retribuir, eu fiz um grafo com os termos mais utilizados pelo Dylan nesse conjunto de letras.

Para montar o grafo eu utilizei o algoritmo do Nodus Labs criado pelo Dmitry Paranyushkin. Depois processei o arquivo com o Gephi e cheguei no resultado abaixo:

Quando montei o grafo coloquei todas as letras das músicas juntas em um arquivo só. O grafo mostra, portanto, a correlação entre os principais termos utilizados no conjunto do que Dylan escreveu nessas sete canções. Da mesma forma, a separação por cores nas arestas mostra a proximidade do uso das palavras no todo e não, necessariamente, em cada música. Importante pontuar que o algoritmo já tem um conjunto de stopwords, mas seria possível também fazer um grafo manual com um número maior de termos/palavras analisando cada uma em separado de acordo com a sua importância no contexto da canção. Além do grafo, fiz também uma nuvem de palavras com o Voyant Tools:

Achei interessante fazer isso como uma extensão de um experimento que eu já tinha feito com visualização de letras de música como networks.

Não sei bem o que fazer com essas coisas, mas vou continuar testando possibilidades. Ah, montei também uma playlist no Spotify com a seleção do Eduardo Friedman: