Em setembro deste ano eu fiz a análise dos dois primeiros dias da #podcastfriday (veja a análise do primeiro dia aqui e a do segundo aqui). Se você não sabe ainda do que se trata esta ação, acesse o site oficial do projeto.
Então, parei de fazer a análise semana a semana porque provavelmente iria ficar muito repetitivo, mas continuei acompanhando a movimentação, principalmente no Twitter. Como na última sexta, 16/12, o projeto fez três meses, decidi experimentar uma nova análise. Uma coisa que percebi é que, de setembro pra cá, aumentou o uso da hashtag #podcastfriday por pessoas de fora do Brasil. Você pode observar isso, por exemplo, nestes posts:
Esse uso amplo da hashtag é natural, já que o termo podcastfriday não tem dono e pode ser usado por quem quiser e como quiser. Mas o que quero mostrar aqui é que o uso da hashtag aumentou muito (em todo o mundo) e isso pode gerar uma ilusão de que nós, aqui no Brasil, ainda estamos alimentando a ação #podcastfriday como nas primeiras semanas do projeto.
Para fazer a comparação, montei dois grafos. Este primeiro mostra os dados do uso da #podcastfriday na última sexta, dia 16/12, de maneira indiscriminada:
Já no grafo a seguir eu isolei os posts em português que utilizaram a hashtag #podcastfriday:
Veja que este grafo está bem mais simples — e realista.
Nos dois grafos vemos os mesmos grupos predominantes, representados em verde, azul e lilás:
Um aspecto importante aqui é a predominância do perfil do @podflixbrasil, o que faz muito sentido, já que a proposta deles no Twitter é, sempre, indicar episódios de podcasts.
Outro fato que preciso mencionar é que a busca do Twitter entende como posts em português apenas aqueles em que algo foi escrito em português. Posts como esse abaixo não são identificados como tal, pois possuem apenas menções a outros usuários:
No grafo, o tweet anterior está representado nesse destaque em laranja.
Mas não ser encontrado na busca isolada não é um problema. O que vejo como algo negativo é o fato de muitos posts serem similares a esse, mencionando muitos perfis e nenhum episódio específico. A ideia da ação #podcastfriday é muito boa, mas parece que ainda não foi assimilada corretamente pelas pessoas (ou foi e as pessoas simplesmente não querem aderir à proposta).
A hashtag tem sido utilizada principalmente como um discurso dos produtores para os produtores. E, em alguns casos, isso se reflete em um comportamento redundante e pouco efetivo, como o do tweet anterior. Explicando melhor: mencionar outros podcasters na #podcastfriday é bom para a construção de um capital social interno, dos produtores. Quando digo, portanto, que se trata de algo pouco efetivo, é em relação à divulgação de episódios_._ Em uma mídia em que ainda é difícil evangelizar novos ouvintes, facilitar o caminho para que alguém encontre rapidamente um episódio de podcast, indicando o link no site, no soundcloud ou onde quer que a pessoa possa ouvir facilmente aquele conteúdo, é algo extremamente positivo.
Podemos até imaginar que se muitos produtores utilizarem a estratégia da indicação de perfis (mencionarem outros podcasters, que vão mencionar outros podcasters e mais outros etc), o resultado será positivo também, funcionando como um bombardeio de tweets que vai levar a hashtag pros trending topics. Mas é isso realmente o que podemos conquistar de melhor com a #podcastfriday? Na minha opinião, não. Os podcasters ficam falando sobre eles mesmos — e de maneira esquizofrênica, como se estivessem repetindo à exaustão uma lista de conhecidos — e isso acaba afastando novos usuários em potencial. Afinal, acessar o perfil do Twitter de alguém, descobrir o seu site, entender o que é um podcast, achar um episódio interessante e clicar no play, é algo pouco provável de acontecer sem uma indicação mais direta. E é por isso que eu acho que citar episódios é tão relevante, enquanto mencionar perfis, não. Aliás, eu não sou o único que pensa assim:
Por fim, seguem aqui alguns dados da #podcastfriday do dia 16/12/2016. Foram 295 tweets, 60 re-tweets, 194 usuários e 25 hashtags diferentes. São dados bem mais modestos do que nas duas primeiras semanas. Mas, além da diminuição de interesse natural, eu levei em consideração dessa vez apenas os posts em português — o que infelizmente exclui posts brasileiros que apenas mencionaram perfis — , na tentativa de analisar exclusivamente a #podcastfriday no Brasil:
Hashtags mais utilizadas
Usuários mais ativos
Usuários mais influentes.
Observe nos dados apresentados que o perfil @podflixbrasil, apesar de ter sido o mais ativo (com 124 tweets), não é um dos mais influentes, porque teve um número menor de re-tweets e menções.
Uma última coisa: ouvi esses dias um episódio do podcast Observador Quântico sobre grafos. Como utilizei grafos nesta e nas outras análises, deixo aqui a indicação desse episódio para quem quiser entender mais sobre o assunto:
Observador Quântico 10 - Grafos
_Podcast: Reproduzir em uma nova janela | Baixar Salve, salve, seres humanos da terra e toda as formas de vida…_culturanerdegeek.com.br
As minhas análises anteriores:
#PodcastFriday
_Análise do uso da hashtag #podcastfriday no dia 16/09/2016_arcano5.com.br
#PodcastFriday, dia 2
_Sobre o segundo dia da ação #PodcastFriday._arcano5.com.br