Ontem (23/09/2016) foi o segundo dia da ação #podcastfriday. Como fiz uma análise do primeiro dia, achei que seria bacana, para comparação, produzir algo também sobre o que ocorreu ontem. Não vou continuar fazendo isso toda semana porque acho que perde o sentido, mas nesse momento penso que vale a análise para entender o crescimento do engajamento dos podcasters e ouvintes.
Uma primeira coisa que vale ressaltar é que, de acordo com o site www.podcastfriday.com.br, a ideia da ação é compartilhar links de episódios específicos e não um podcast ou conjunto de podcasts recomendados. No entanto — talvez porque não tenha ficado claro pra todo mundo como a proposta funciona ou então porque cada um decidiu se apropriar da ideia a sua maneira — , o tipo de post mais comum, pelo menos no Twitter, tem sido a indicação de podcasts e não de episódios. Isso é importante porque interfere diretamente na coleta de dados, já que às vezes um único tweet acaba mencionando cinco ou seis podcasts distintos. De qualquer forma, o que percebi, independentemente da forma como as pessoas reagiram à campanha, é o que o engajamento aumentou significativamente.
Grafo com a rede de tweets da segunda sexta-feira da #podcastfriday. Nesta semana o grafo ficou muito mais concentrado do que o da semana anterior. Isso demonstra uma maior relação entre os usuários, com menções ou retweets.
Na primeira #PodcastFriday eu consegui coletar 1317 tweets, correspondentes a 638 postagens únicas. Já nesta segunda semana eu coletei, com o mesmo Netlytic, 2200 tweets, com 976 postagens únicas. A diferença entre tweets e postagens únicas é que nos tweets estão inclusos também os retweets. O grafo foi criado com o Gephi e se você quiser pode baixar a imagem original em .pgn ou .pdf, para ampliar e verificar os dados com mais detalhes. A vantagem caso do pdf é poder fazer busca por termos, mas pra isso você precisa dar um zoom monstruoso (pelo menos 800%).
Seguindo a mesma linha da análise da semana anterior seguem os dados que encontrei:
Você pode baixar aqui o arquivo do Excel (.csv) com todos os tweets extraídos, caso tenha interesse.
Grafo com as redes conectadas com menções aos podcasts e usuários:
Grafo, feito com Gephi, com a rede de tweets com termos utilizados.
O #mamilospod como centro de uma rede (lilás). Esse espaço de nó central nesta rede, reunindo praticamente os mesmos podcasts, tinha ficado, na semana passada, com o #anticast.
Um grupo bem concentrado pelo motivo já explicado pelo Rodrigo Bamondes, em uma resposta para a análise anterior.
O número de podcasts citados aumentou e isso pode ser percebido nas interações mais espaçadas, com pouca concentração.
O perfil do Jurandir Filho ainda é, por motivos óbvios, um disseminador na #podcastfriday e se conecta com o #rapadura, o #99vidas e outros podcasts similares. No entanto, ele acaba ficando um pouco isolado dos grupos mais concentrados.
No final da análise anterior eu questionava se a empolgação continuaria. Bem, pelo menos na segunda semana sim. Tudo bem que a proposta ainda não está sendo seguida à risca, mas não sei se isso pode ser encarado, necessariamente, como algo negativo.
Leia também:
- PodcastFridayPodcastFriday
Ontem, dia 16/09/2016, o Jurandir Filho, dos podcasts Cinema com Rapadura e 99 Vidas, apresentou uma proposta de utilização da sexta-feira como um dia para se divulgar/indicar podcasts:
Como que... - Visualizando a pesquisaVisualizando a pesquisa
Na última terça, no grupo de pesquisa, começamos a leitura do livro "O objeto ansioso", de Harold Rosenberg. A partir das discussões pelo Google Meet (éramos seis pessoas) montei um grafo com as an... - Podcastfriday, três meses depoisPodcastfriday, três meses depois
Em setembro deste ano eu fiz a análise dos dois primeiros dias da #podcastfriday (veja a análise do primeiro dia aqui e a do segundo aqui). Se você não sabe ainda do que se trata esta ação, acesse ...