Esperando alguma coisa acontecer
É assim mesmo. A gente quer sempre mais de tudo, deseja mais do que deve, quer mais reconhecimento do que tem…
De certa maneira ninguém devia se incomodar com a desaprovação alheia ou com qualquer tipo de expectativa frustrada. Afinal, a gente passa por isso a vida toda.
Mas a questão é que a gente não foi preparado pra lidar com as obviedades na vida, nem em casa muito menos na escola (aparentemente dois espaços sociais que nos preparam para a vida). Recentemente li um texto que tratava de coisas importantes que você deveria ter aprendido na escola, mas não aprendeu. Acho que faltaram essas:
- Compreender a frustração como algo corriqueiro;
- Não criar expectativas em relação às opiniões dos outros sobre você - principalmente quando você se sente injustiçado;
- Aprender a não depender de ninguém pra se sentir bem.
Eu não tenho nenhuma dessas habilidades e, apesar de acreditar que a gente sempre é capaz de aprender, imagino que dificilmente vou atingir algo parecido com um ponto de equilíbrio em relação à isso.
Como ninguém tem culpa de nada (já que cada faz de sua vida o que quer e trata os outros com a displicência que lhe convier - não é isso também a liberdade?) o que vou fazer é simplesmente ficar olhando o tempo passar e esperando alguma coisa acontecer. Alguma coisa vai acontecer?
Marcos Ramon
Professor no Instituto Federal de Brasília, pesquisando ensino, estética e cibercultura. Lattes | ORCID | ArquivoRelacionados
Nenhum texto relacionado a esse 😶