Marcos Ramon

Uma vida sem reflexão


De acordo com Platão, Sócrates era da opinião de que uma vida sem reflexão não merecia ser vivida. Apesar da beleza desse tipo de proposta, a maior parte das pessoas de fato vivem sem refletir sobre a própria existência. Além disso, é bem provável que dentre esses, muitos ainda defendam que não refletir é o melhor que se pode fazer para viver bem.

Nem todos possuem as mesmas oportunidades na vida. Enquanto alguns têm acesso a uma educação consistente, a maioria da população depende quase que exclusivamente da mídia para “entender” a realidade a sua volta. Em um contexto como esse, fica difícil exigir das pessoas que elas se comprometam com o pensamento livre e com as diferentes maneiras de se relacionar uns com os outros. A ausência de reflexão, assim, se torna um conforto. E o entretenimento constante se mostra como uma possibilidade de respiro diante da agonia da liberdade1.

Não consigo imaginar a minha própria vida sem a reflexão, a angústia e o comprometimento que quero ter com as minhas ideias, medos e frustrações. Mas sendo um professor que discute essas ideias em sala de aula, eu percebo como cada vez menos pessoas estão dispostas a ouvir e a se deixar encantar com esse tipo de discurso romântico e carregado de utopia. Vivemos em um mundo em que quase nada é mistério e onde a magia não dura mais do que o tempo de um filme. Quem quer se dedicar a refletir em um mundo assim?

Colagem criada por Marcos Martínez

  1. A Ética platônica (e socrática, já que é tão difícil separar os dois nesse ponto) afirma que a virtude é, junto com a reflexão, uma condição para a felicidade. Se eles estiverem certos, não é difícil porque a vida nos dias atuais é tão plena de coisas e oportunidades, e ainda tão vazia de sentido. 

Marcos Ramon

Marcos Ramon

Professor no Instituto Federal de Brasília, pesquisando ensino, estética e cibercultura. Lattes | ORCID | Arquivo
comments powered by Disqus

Marcos Ramon / Professor de Filosofia, pesquisando estética e cibercultura.

Inscreva-se na newsletter para receber atualizações por email. 😉