Por que você nunca vai ver um banner nese blog?

Atualmente, a palavra de ordem na internet é monetização. Muitas pessoas buscam saber como monetizar vídeos no YouTube, lucrar com anúncios em postagens de blog e viver exclusivamente da internet. Há até blogs especializados em ensinar a ganhar dinheiro com blogs, o que considero um tanto ridículo.

Entendo que algumas pessoas conseguem viver apenas do trabalho na internet porque encontraram um nicho onde se destacaram (humor, tecnologia, tutoriais, dicas de viagens, etc.). E, obviamente, não há nada de errado nisso.

Quando as pessoas começam a encarar suas atividades online como um trabalho, elas se profissionalizam e geralmente aprendem a fazer isso de uma forma bacana e honesta.

Eu mesmo acompanho várias pessoas que transformaram antigos hobbies (blogs, podcasts, canais do YouTube, etc.) em fontes de renda e acho que elas continuam se saindo muito bem. O problema – e o ridículo a que me referia antes – é quando todos decidem que é uma boa ideia ganhar dinheiro online. Então, enchem seus espaços com banners, anúncios e outras coisas que poluem a experiência de quem poderia, eventualmente, aproveitar o conteúdo ali disponível.

Ninguém suporta tanta propaganda, nem uma experiência que não faz você se sentir bem-vindo. A internet está se tornando um espaço cada vez pior.

Marcos Ramon

Professor no Instituto Federal de Brasília, pesquisando ensino, estética e cibercultura. Lattes | ORCID | Arquivo

Relacionados

Nenhum texto relacionado a esse 😶