Não vá se perder por aí #04
Não vá se perder por aí é uma seção nova do blog em que faço indicações de links bacanas. São sites, textos, vídeos, músicas e podcasts pra você degustar durante a semana, sem pressa.
Não vá se perder por aí #04
-
Ficções #21 - Amor: O amor é um tema constante na história da Filosofia. Seja por conta de sua conexão direta com a própria ideia do filosofar (philo = amor) ou pela onipresença do amor em nossas vidas, diversos filósofos dedicaram seu tempo em tentativas de compreender melhor esse sentimento tão humano. Neste episódio aponto as reflexões que foram desenvolvidas por Platão, Espinosa, Nietzsche, Schopenhauer e Roland Barthes sobre o amor e seus desdobramentos. Escute no blog ou no Itunes.
-
Ficções #20 - Filosofia e Educação: A Filosofia, desde o seu início, tem uma relação intrínseca com a Educação. O processo de debate, diálogo e ensino de ideias é algo corrente entre filósofos e pensadores. Contudo, é possível perceber uma diferença entre o ideal de educação da antiguidade - em que se reconhece a possibilidade do conhecimento como totalidade - e a nossa visão moderna de educação - que separa, divide e desintegra o conhecimento. Neste episódio analiso estas questões. Escute no blog ou no Itunes.
-
26 anúncios reais que hoje seriam considerados absurdos: Se você acha que a publicidade de hoje é agressiva dê uma olhadinha nesses anúncios.
-
100 ideias que mudaram a fotografia: A fotografia ainda é uma arte bem recente, e aqui você um pouco das mudanças importantes que ocorreram desde o seu surgimento.
-
Não seja assim: Nós somos uma geração curvada ante os smartphones. Veja esse vídeo e tenha vergonha da gente.
-
A avaliação não deve ser punição: Sendo professor uma das poucas certezas que eu tenho é quase ninguém sabe o que significa avaliar aprendizagem.
-
O que a gente aprende com a dor?: Na semana passada não teve “Não vá se perder por aí” justamente por causa de uma dor de cabeça insana que estava sentindo. Nesse texto falo um pouco sobre o que eu aprendi com a dor.
Pintura de Robert Vickrey
Então, por hoje é só. Obrigado por me acompanhar aqui.
Se você gosta do trabalho que desenvolvo aqui peço que você divulgue o link para outras pessoas se inscreverem ou apenas apresente o meu site, onde divulgo tudo o que estou fazendo.
Um abraço e até semana que vem, com mais um Não vá se perder por aí.
Marcos Ramon
Professor no Instituto Federal de Brasília, pesquisando ensino, estética e cibercultura. Lattes | ORCID | ArquivoRelacionados
Nenhum texto relacionado a esse 😶