Marcos Ramon Info

Revisão PAS UnB 2 (Kant e Thoreau)

Olá, tudo bem? Aqui você vai encontrar dois vídeos em que faço uma apresentação breve de dois textos indicados para a prova do PAS/UnB, 2ª etapa, de 2020. Os textos são “Resposta à pergunta: o que é o Esclarecimento?”, de Kant, e “A desobediência civil”, de Henry David Thoreau.

Além dois vídeos, montei também um quiz no Kahoot com algumas questões sobre os dois textos. Se tiver qualquer dúvida ou consideração sobre os temas, pode usar o espaço de comentários para perguntar.

Vídeos

Resposta à pergunta: O que é o Esclarecimento?

Nesse vídeo falo sobre o texto de Kant. É um texto curto, escrito para responder um leitor de jornal da época. Assim, a discussão sobre o Esclarecimento perpassa tanto uma reflexão sobre o movimento iluminista quanto a discussão sobre a necessidade de cada pessoa ter o direito de exercer o esclarecimento, ou seja, de fazer uso público da razão para defender suas ideias.

A condição para o esclarecimento, afirma Kant, é a existência da liberdade. Por isso, como bom iluminista que era, Kant confiava que o avanço da razão nos levaria inevitavelmente para uma sociedade cada vez mais esclarecida, autônoma e organizada. Nesse vídeo, apresento essas ideias.

A desobediência civil

Thoreau foi um escritor que se dedicou a refletir sobre a possibilidade de um vida simpes e autêntica. Thoreau morou durante alguns anos em uma cabana que ele construiu dentro de uma propriedade cedida pelo filósofo Ralph Waldo Emerson. Nesse lugar, que se chamava Walden, Thoreau escreveu seu texto mais famoso, que impulsionou sua análise da sociedade como um todo.

O texto sobre a desobediência civil foi motivado pela guerra entre os EUA e o México e também pela luta abolicionista. Thoreau argumenta que, sendo o governo apenas uma conveniência, não é razoável que o cidadão se sinta obrigado a obedecer tudo o que determina no Estado. Na verdade, afirma o autor, todo cidadão tem “o direito de recusar obediência ao governo, e de resistir a ele, quando sua tirania ou sua ineficiência são grandes e intoleráveis” (THOREAU, A desobediência civil).

Questionário no Kahoot

Nesse questionário você vai encontrar algumas questões sobre os dois textos analisados nos vídeos acima. Você pode usar o player abaixo ou então esse link.


É isso. Espero que ajude. Se tiver qualquer dúvida, pode perguntar.

Marcos Ramon

Marcos Ramon

Professor no Instituto Federal de Brasília, pesquisando ensino, estética e cibercultura. Lattes | ORCID | Arquivo
comments powered by Disqus